Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3451
Título: A importância do sistema de drenagem urbana: um estudo de caso na cidade de Ariquemes ro
Autor(es): Vieira, Vânia Bogorni
Lima, Felipe Cordeiro de
Palavras-chave: Rondônia
Água pluvial
Pavimento
Alagamento
Data do documento: 2023
Resumo: Um dos principais efeitos do crescimento desordenado dos municípios é o aumento da impermeabilização do solo, o que leva a mudanças significativas no escoamento das águas superficiais. Isto resulta em impactos significativos ao meio ambiente e à infraestrutura urbana, como por exemplo alagamentos frequentes, sobrecarga do sistema de drenagem, contaminação dos corpos hídricos e entre outros. No caso específico do município de Ariquemes-RO, observam-se diversos pontos suscetíveis a alagamentos. O objetivo desta pesquisa é avaliar as características da estrutura dos dispositivos de drenagem pluvial na Avenida Perimetral Leste, especificamente no trecho entre as avenidas Machadinho e Hugo Frey. Trata-se um estudo de caso utilizando como base revisões bibliográficas e pesquisas de campo. O intuito foi identificar possíveis problemas de drenagem nessa região. No decorrer do trabalho, foram realizadas visitas ao local de estudo, juntamente com avaliações. Durante essas visitas, foram feitos registros fotográficos e coletadas medições relevantes para o estudo de caso. Para efeitos comparativos, foram considerados o projeto existente na avenida, fornecido pela Prefeitura Municipal, com os registros fotográficos e coleta de dados em campo. Os resultados obtidos revelaram a existência de irregularidades no que tange execução do sistema de drenagem, em inconformidade com o projeto, o que tem contribuído para a ocorrência de pontos de alagamento ao longo da Avenida Perimetral Leste, representando um risco para a população local. Na sequência da conclusão do trabalho, e com base nas análises realizadas, é possível inferir que a implantação de melhorias adequadas no sistema de drenagem urbana pode ser o caminho para garantir a eficácia e o correto funcionamento do sistema. Como forma de melhorias foi proposto implantação de sistema de drenagem na parte inexistente, bem como, a correção das irregularidades do sistema já executado. Também foi recomendado a manutenção e limpeza dos dispositivos de captação.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3451
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VÂNIA BOGORNI VIEIRA.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.