Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3473
Título: O impacto da inteligência artificial no sistema judiciário: desafios e oportunidades para o direito
Autor(es): Nogueira, Queren Happuque Silva Santos
Reis, Camila Valera
Palavras-chave: Direito
Impacto
Inteligência Artificial
Data do documento: 2023
Resumo: A incorporação da Inteligência Artificial (IA) no sistema judiciário tem implicações profundas para a prática jurídica. Este estudo, baseado em uma metodologia qualitativa e bibliográfica, explora casos de uso da inteligência artificial no contexto jurídico, analisando seus impactos, implicações éticas e perspectivas futuras. A pesquisa examina a relevância da IA no Direito, avaliando como ela está redefinindo a eficiência, a automação de tarefas e a análise de dados legais. O problema central reside nas questões emergentes relacionadas à responsabilidade legal, privacidade de dados, viés algorítmico e transformação das funções tradicionais dos profissionais jurídicos. Este estudo busca entender como a IA moldará a prática jurídica e quais obstáculos éticos e regulatórios estão associados à sua adoção. No âmbito dos objetivos, pretende-se fornecer uma visão abrangente das oportunidades e desafios que a inteligência artificial oferece para o Direito. Com base nas considerações finais, fica claro que a IA está remodelando a administração da justiça, oferecendo eficiência, automação e análise aprofundada de dados. No entanto, é igualmente essencial abordar as preocupações éticas, como o viés algorítmico e a proteção de dados, além de desenvolver regulamentações apropriadas. A colaboração entre especialistas em Direito e IA, aliada à educação contínua, se mostra imprescindível para garantir um uso responsável e equitativo da IA no campo jurídico.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3473
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUEREN HAPPUQUE SILVA SANTOS NOGUEIRA.pdf663,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.