Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3483
Título: Enfermagem em cuidados paliativos na oncologia pediátrica
Autor(es): Santos, Julyanna Aguiar Dos
Vale, Jessica de Souza
Palavras-chave: Enfermagem
Cuidados Paliativos
Oncologia
Pediatria
Data do documento: 2023
Resumo: Compreender a importância do enfermeiro diante dos cuidados paliativos oncológicos é o primeiro passo para garantir uma vida digna ao paciente e sua família nessa difícil jornada. Ao analisar o câncer infantil, o impacto se torna maior, devido ao fato de lidar com pacientes que se encontram no início de sua vida. Situação essa que acaba por dificultar e envolver diversos sentimentos na atuação dos profissionais da área. Com base nisso, esse estudo trouxe como problemática a seguinte pergunta de pesquisa: qual a atuação da enfermagem no cuidado paliativo de pacientes pediátricos oncológicos? Assim, o objetivo geral foi apresentar a atuação do profissional da enfermagem no tratamento oncológico pediátrico. Para isso, a metodologia de pesquisa envolveu um estudo de revisão bibliográfica de abordagem qualitativa e exploratória, incluindo literaturas publicadas entre 2015 e 2023 e disponíveis na Biblioteca Eletrônica Científica Online, Banco Virtual de Saúde, Google Acadêmico e Scielo. Os resultados indicam que os cuidados paliativos em oncologia pediátrica incluem uma série de aspectos complexos: incuráveis; interrupção da expectativa de vida da criança; fim da fragilidade da vida protegida em nossa cultura e família. Entende-se que, devido à sua complexidade, os cuidados paliativos em oncologia pediátrica precisam ser abordados durante a formação dos profissionais de saúde, sendo este o primeiro passo para reconhecer e preparar os futuros profissionais. Como limitação da pesquisa, são poucas as publicações relacionadas ao ensino de cuidados paliativos em oncologia pediátrica no currículo de graduação em enfermagem para ampliar a discussão e comparação desta pesquisa. Nesse sentido, conclui-se recomendando a realização de novas pesquisas sobre a formação de enfermeiros e demais profissionais da área da saúde para a resolução dessa problemática.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3483
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULYANNA AGUIAR DOS SANTOS.pdf732,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.