Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3484
Título: Atuação do enfermeiro na promoção de saúde e prevenção de hanseníase
Autor(es): Santos, Luan Vinicíus Gonçalves Dos
Veríssimo, Thays Dutra Chiarato
Palavras-chave: Hanseníase
Diagnóstico
Prevenção
Promoção
Enfermagem
Data do documento: 2023
Resumo: A hanseníase é uma doença conhecida desde a antiguidade, sendo infectocontagiosa de evolução crônica e transmissível, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que acomete a pele com lesões cutâneas, mucosas e as regiões periféricas do corpo. Desde seu surgimento até os dias atuais houve grandes avanços no seu diagnóstico e tratamento, porém é considerada uma doença negligenciada e um problema de saúde pública. Esse estudo teve como objetivo destacar a potencialidade da atuação do enfermeiro na promoção de saúde e prevenção da hanseníase. A metodologia selecionada foi a revisão bibliográfica de caráter descritivo a partir da base de dados disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Manuais, Boletim Epidemiológico e Protocolos disponíveis no Ministério da Saúde. Os critérios de inclusão foram publicações do ano de 2013 a 2023. Os descritores em Saúde (DeCS) foram Hanseníase; Diagnóstico; Prevenção; Promoção; Enfermagem. Os resultados apontam a Atenção Primária em Saúde como principal porta de entrada para a promoção de saúde, prevenção e tratamento assim como o acompanhamento pós-alta por cura em Hanseníase. Diante desse estudo observouse a importância da atuação dos enfermeiros, sendo primordial atualização constante, observância de protocolos atualizados, bem como envolvimento em equipe interdisciplinar para o diagnóstico, tratamento e monitoramento, com vista a alcançar a interrupção da cadeia de transmissão, minimizar sequelas e estigma da pessoa acometida pela hanseníase.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3484
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUAN VINICÍUS GONÇALVES DOS SANTOS.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.