Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3486
Título: Infecção de sitio cirúrgico e atuação preventiva do enfermeiro perioperatório
Autor(es): Silva, Wélida Kêhisli Santos
Veríssimo, Thays Dutra Chiarato
Palavras-chave: Controle infeccioso
Infecção
Sítio cirúrgico
Prevenção
Cuidados de enfermagem
Data do documento: 2023
Resumo: Nos últimos anos, os avanços tecnológicos aliados a novos métodos terapêuticos, ampliou a sobrevida dos pacientes enfermos, mas por outro lado, o paciente tornouse exposto a maiores riscos infecciosos, sobretudo, em se tratando de infecções nos centros cirúrgicos. Neste sentido, esse estudo aborda questões relacionadas as Infecções do Centro Cirúrgico (ISC) e a atuação preventiva do enfermeiro. As ISC são causadas por incidências de patógenos adquiridos durante o processo cirúrgico. Visando ter um entendimento maior sobre esse fenômeno, o estudo tem como objetivo compreender os cuidados de enfermagem na prevenção das ISC. Para tanto utilizou como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica tendo como norte a revisão de literatura, de cunho exploratória descritiva, no qual os fundamentos teóricos compreenderam ampla pesquisa em acervos literários primários e secundários, dos quais forneceram a base para a elaboração da pesquisa ora apresentada. De acordo com as bases teóricas, pode-se dizer que os profissionais de enfermagem que atuam nesse segmento são essenciais para desenvolver um trabalho voltado à minimização e mitigação das ocorrências infecciosas de sitio cirúrgico, no sentido de identificar os fatores que sobressai no ambiente hospitalar relacionados às infecções e, desta forma, reduzir os piores efeitos que as ISC podem causar na saúde dos pacientes.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3486
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WÉLIDA KÊHISLI SANTOS SILVA.pdf964,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.