Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3487
Título: Bundle de prevenção da pneumonia associada àventilaçãomecânica: os desafios à sua aplicabilidade
Autor(es): Souza, Lidiane De
Bruno, Kátia Regina Gomes
Palavras-chave: Enfermagem
Pneumonia associada à ventilação mecânica
Pacotes de Assistência ao Paciente
Ventilação mecânica
Unidade de Terapia Intensiva
Data do documento: 2023
Resumo: A pneumonia associada a ventilação mecânica constitui a principal infecção relacionada a assistência à saúde em Unidades de Terapia Intensiva. Aumenta o tempo de internação, os custos por paciente e afeta negativamente os desfechos clínicos, uma vez que a prevenção mostra-se mais eficaz que o tratamento. Assim sendo, o presente estudo objetivou elencar os desafios enfrenta dos pelos profissionais de saúde para a implementação do Bundle de prevenção da pneumonia associada a ventilação mecânica. Com esse propósito foi realizado pesquisa de caráter descritivo, exploratório, de revisão bibliográfica. A ventilação mecânica garante suporte ventilatório adequado a pacientes que se encontra mem insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. A metodologia Bundle é implementado originalmente pelo IHI, como parte do Programa 5 milhões de vidas.Constituem pacotes de medidas para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde, com alto grau de evidência e ampla aceitação pela comunidade científica. A adesão aos pacotes segue o critério do tudo ou nada, em que o Bundle somente é considerado efetivamente implementado, caso todas as medidas enham sido realizadas. Conclui-se que entre os desafios a implementação exitosado Bundle está a capacitação e alinhamento da equipe, a elaboração e aplicação de instrumentos que avaliem a efetiva adesão ao pacote.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3487
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIDIANE SOUZA.pdf723,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.