Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3488
Título: Auditoria de enfermagem: qualidade da assistência em saúde no âmbito do sistema único de saúde (SUS)
Autor(es): Lima, Rámyla Mycaelle Vieira De
Bruno, Kátia Regina Gomes
Palavras-chave: Enfermagem
Auditoria em enfermagem
Assistência
Qualidade
Data do documento: 2023
Resumo: A auditoria em saúde trata-se de uma ferramenta de gestão importante para a qualidade da assistência, o crescimento e desenvolvimento da sustentabilidade empresarial dos hospitais. Dentro desse processo, o enfermeiro vem recebendo papel de destaque como auditor em enfermagem, atuando diretamente no gerenciamento do serviço de saúde, na gestão dos custos e melhoria da qualidade do serviço. A partir disso, esse estudo foi orientado pela seguinte problemática de pesquisa: em qual medida a qualidade da assistência pode ser influenciada pela auditoria em saúde nas funções gerenciais do enfermeiro? Assim, o objetivo geral foi compreender a importância da auditoria de enfermagem na qualidade da assistênciaem saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A revisão permitiu identificar a atuação da auditoria no âmbito do SUS, além do papel e do perfil do auditor no desenvolvimento desse trabalho. Foi possível identificar que a presença e a ausência da auditoria são fatores determinantes para benefícios ou prejuízos na qualidade da assistência em saúde, evidenciando a correlação entre esses dois fatores. Concluímos que o estudo conseguiu atingir aos objetivos propostos, salientando que os resultados possam auxiliar profissionais e acadêmicos da áreade enfermagem no fortalecimento da auditoria em saúde.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3488
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RÁMYLA MYCAELLE VIEIRA DE LIMA.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.