Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3494
Título: Ações de saúde para combater a gravidez em adolescentes
Autor(es): Santos, Halyne Da Silva
Vale, Jessica de Souza
Palavras-chave: Ações de saúde
Gravidez na adolescência
Enfermagem
Data do documento: 2023
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo analisar as ações de saúde para evitar gravidez em adolescentes em situações socioeconômicas desfavorecidas, caracterizar os principais métodos contraceptivos, descrever impactos no desenvolvimento da jovem que engravida precocemente e pontar o enfermeiro como promotor da prevenção a gestações na adolescência. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa por meio de livro acervo da Biblioteca Júlio Bordignon da UNIFAEMA, artigos e revistas. Exige programas de orientação, preparação e acompanhamento durante a gravidez e o parto, por ser uma situação que oferece riscos ao desenvolvimento da criança, bem como riscos para a própria gestante. Com o tempo vem mudando a forma das adolescentes se comportarem, de modo que diz respeito à atividade sexual, que se inicia mais cedo por falta de orientações da família, sociedade e das políticas públicas de saúde sobre atividade sexual segura. As políticas públicas de saúde não oferecem de forma significativa uma atenção primaria à prevenção e à promoção da saúde das adolescentes, e nem orientação à família sobre as mudanças acorridas nas adolescentes e de como lidar com elas. Neste contexto, o trabalho contribuiu para que outros profissionais conheçam melhor o assunto e possam aplicar as medidas de prevenção na sua prática diária com essa população.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3494
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HALYNE DA SILVA SANTOS.pdf457,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.