Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3495
Título: Humanização da assistência de enfermagem na unidade de terapia intensiva (UTI)
Autor(es): Rosário, Gabriela De Kassia Fogaça
Vale, Jessica de Souza
Palavras-chave: Enfermagem
Humanização
Assistência Hospitalar
UTI
Cuidados
Data do documento: 2023
Resumo: A humanização visa oferecer conforto espiritual, físico e psicológico ao ser humano, tanto aos pacientes, aos familiares quanto aos profissionais de saúde. A humanização busca fornecer conforto e assistência individual a cada paciente. O cuidado humanizado na UTI deve atender à necessidade de manutenção do bem-estar do ser humano, respeitando seus direitos. Dessa forma, as ações de trabalho na área da saúde visam melhorias não apenas individuais, mas também pessoais, coletivas e nas estruturas da unidade de saúde. O objetivo do estudo se refere à percepção na área da enfermagem, contribuindo para a importância do cuidado humanizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O estudo utilizou a base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), além dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) no Google Acadêmico. A pesquisa foi realizada no período de janeiro a outubro de 2023. Dessa maneira, foi possível evidenciar a importância do cuidado humanizado e dos processos essenciais, como a comunicação, a segurança e o acolhimento. Por último, identificaram-se as dificuldades relacionadas à falta de conhecimento ou ao medo de uma nova técnica, especialmente entre os profissionais em níveis inferiores aos enfermeiros. Durante a pesquisa, foram encontrados poucos artigos que abordam o tema da humanização na UTI, ou seja, as necessidades dos cuidados humanizados com uma abordagem holística, respeitando o caso clínico individual de cada paciente.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3495
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA DE KASSIA FOGAÇA ROSÁRIO.pdf825,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.