Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3496
Título: Atuação do enfermeiro frente ao programa saúde da mulher no sistema prisional
Autor(es): Silva, Amanda Dresch Da
Vale, Jessica de Souza
Palavras-chave: Saúde da Mulher
Penitenciarias
Papel do enfermeiro
Pessoa privada de liberdade
Politicas Pública de Saúde
Data do documento: 2023
Resumo: A saúde é um direito fundamental de todos, sem discriminação de raça, sexo, idade ou condições econômicas, sociais e culturais. No Brasil a população carcerária feminina é a quarta maior população do mundo, contendo aproximadamente 42 mil mulheres encarceradas. Parte da população carcerária fermina são gestantes e requer cuidados específicos, e assim é de suma importância a atuação e assistência do enfermeiro junto a essas mulheres para a segurança durante todo o período gestacional. O objetivo deste trabalho foi compreender como as mulheres privadas de liberdade vivenciam seus problemas de saúde. A metodologia aplicada neste trabalho foi uma revisão integrativa da literatura nos anos de 2018 a 2023. Que foram esclarecidos os aspectos relacionados à saúde de mulheres privadas de liberdade e a relação com as políticas públicas de saúde voltadas a essa população que visam estabelecer estratégias de prevenção e promoção à saúde na busca pela qualidade de vida destas mulheres. Os resultados encontrados na realização deste trabalho mostraram que existe a necessidade de atenção à saúde da mulher privada da liberdade, principalmente quando se diz em políticas públicas, o atendimento e a assistência integral ainda que esteja privada da liberdade.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3496
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA DRESCH DA SILVA.pdf862,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.