Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3513
Título: Realidade virtual na reabilitação funcional de paciente pós-acidente vascular encefálico
Autor(es): Kuticoski, Naiana Romanini
Santos, Jéssica Castro dos
Palavras-chave: Acidente Vascular Encefálico
Realidade Virtual
Reabilitação Funcional
Fisioterapia
Data do documento: 2023
Resumo: O acidente vascular encefálico (AVE) acontece em decorrência de isquemias ou hemorragias. O AVE isquêmico acontece por meio de mecanismos trombolíticos ou embolíticos. O AVE hemorrágico é ocasionado por um aneurisma ou algum trauma nas áreas extravasculares do encéfalo. Essa condição pode ser permanente ou reversível, pode diminuir a independência funcional do paciente, prejudicando a sua qualidade de vida. O AVE ocasiona alterações funcionais significativas, é capaz de alterar a marcha e o equilíbrio que representam as áreas com maior comprometimento. Portanto, este trabalho tem como objetivo discorrer sobre os benefícios da realidade virtual aliada a fisioterapia na melhora do equilíbrio e da marcha em pacientes pós Acidente Vascular Encefálico (AVE). Os artigos selecionados para elaboração da revisão integrativa foram pesquisados através das bases de dados nas plataformas digitais, Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e RESEARCHGATE. As referências bibliográficas permitiram discorrer sobre o AVE isquêmico e hemorrágico, verificar quais as alterações funcionais decorrentes do AVE, analisar o equilíbrio postural e a marcha pós AVE, conceituar os benefícios da fisioterapia na melhora da capacidade funcional dos pacientes após AVE. Os artigos apontaram que a realidade virtual aliada a fisioterapia convencional representa um método promissor na reabilitação de pacientes pós AVE, pois a partir de escalas introduzidas no início e no final do tratamento foi possível mensurar a melhora do equilíbrio e da marcha.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3513
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAIANA ROMANINI KUTICOSKI.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.