Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3514
Título: Benefícios da osteopatia no tratamento da dor lombar crônica
Autor(es): Pessoa, Rebeca Pereira
Sales, Cleidiane Molina de
Palavras-chave: Dor Lombar Crônica
Lombalgia
Osteopatia
Fisioterapia
Terapia Manual
Data do documento: 2023
Resumo: A dor lombar acomete a região da coluna lombar, localizada na parte inferior das costas e também é chamada de lombalgia. Trata-se de uma das principais queixas de dores musculoesqueléticas da população mundial. No Brasil, a dor lombar crônica (DLC) e representa 13% da procura por consultas médicas e fisioterapêuticas, ocupando o terceiro lugar do motivo de aposentadorias por invalidez. Geralmente o tratamento da DLC é conservador, sendo a fisioterapia o principal recurso utilizado para sua intervenção. Dentre as diversas técnicas utilizadas, temos a osteopatia, promovendo inúmeros benefícios corretivos envolvendo ossos, músculos e nervos. Portanto o objetivo deste trabalho é conhecer os benefícios da osteopatia no tratamento da dor lombar crônica. Através de uma revisão narrativa de literatura desenvolvida mediante consultas no acervo bibliográfico digital disponível e artigos científicos indexados e publicados nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que abrange Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literatura Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e U.S. National Library of Medicine (PubMed). De acordo com levantamento de dados coletados e analisado a abordagem osteopatica teve um resultado satisfatório na melhora do quadro álgico no tratamento da dor lombar crônica, possibilitando que o paciente realize suas atividades de vida de diária com qualidade.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3514
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REBECA PEREIRA PESSOA.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.