Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3519
Título: Depressão infantil: fatores associados e importância da psicologia no tratamento
Autor(es): Quintão, Nayara Serrate
Pumariega, Yesica Nunez
Palavras-chave: Depressão
Psicologia da Criança
Terapia Cognitivo Comportamental
Depressão Infantil
Data do documento: 2023
Resumo: A depressão infantil é uma problemática social importante nos dias atuais, que atinge sociedades de todo o mundo. Observa-se que a depressão infantil atinge cerca de 12% das crianças no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, tornando-se uma problemática de saúde coletiva de grande discussão no âmbito psicopedagógico. Com isso, esse estudo se embasou na seguinte pergunta de pesquisa: como a Terapia Cognitivo Comportamental pode auxiliar nos quadros de depressão infantil? Assim, o objetivo do estudo foi discutir os fatores associados e as consequências da depressão infantil na vida da criança, tomando como base a atuação do psicólogo na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental. Para atingir tal proposta, foi realizada uma revisão de literatura, utilizando obras científicas dos últimos cinco anos, publicadas na Biblioteca Virtual em Saúde, Google Acadêmico e SCIELO. Os resultados evidenciaram que a depressão infantil é complexa e pode ser advinda de inúmeros fatores, como genéticos, traumas pessoais e outros. Assim, todo o processo de desenvolvimento da criança pode sujeita-la à depressão, especialmente se houver falhas no convívio social e familiar, que são os fatores biopsicossociais mais comuns nesse processo. Conclui-se salientando que novas pesquisas nesse sentido são importantes e que os resultados observados possa orientar profissionais e alunos da área.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3519
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYARA SERRATE QUINTÃO.pdf700,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.