Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3532
Título: Crenças limitantes acerca do prazer sexual feminino sob a perspectiva da teoria cognitivo comportamental
Autor(es): Freitas, Quézia Rodrigues De
Rodrigues, Pedro Octávio Gonzaga
Palavras-chave: Sexualidade Feminina
Crenças Limitantes
Crenças Negativas
Mitos na Sexualidade Feminina
Data do documento: 2023
Resumo: A sexualidade feminina perpassa diversos aspectos históricos sociais e culturais, mas na atualidade ainda existe um grande tabu sobre o tema, resultado de processos sociais antagônicos que produzem crenças limitantes que impedem a mulher de vivenciar sua sexualidade de forma plena. O objetivo deste trabalho foi identificar e conceituar sistematicamente as crenças limitantes da sexualidade feminina, uma vez que falta na literatura um conceito científico que definisse quais seriam essas crenças, gerando obstáculos para o estudo dos seus impactos. A partir das análises dos 34 artigos encontramos 12 categorias de análise, cada categoria indica uma forma de crença limitante da sexualidade feminina. Os resultados indicam que as crenças limitantes, em sua grande maioria, decorrem da crença “mulher promíscua x mulher casta”, demonstrando que as crenças limitantes da sexualidade feminina estão profundamente enraizadas na religiosidade e no patriarcado. Essas crenças incluem a repressão da sexualidade, a dificuldade de expressar desejos e prazeres, bem como a perpetuação de estereótipos. O debate que essa investigação busca promover é sobre uma visão mais positiva e inclusiva da sexualidade, livre de estigmatização e julgamentos, para que as mulheres possam vivenciá-la de forma plena e autêntica.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3532
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUÉZIA RODRIGUES DE FREITAS.pdf699,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.