Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3547
Título: As contribuições da teoria cognitivo comportamental para o tratamento da obesidade
Autor(es): Silva, Queila Rodrigues Da
Pumariega, Yesica Nunez
Palavras-chave: Obesidade
Psicoterapia Teoria Cognitivo Comportamental
Tratamento Obesidade
Data do documento: 2023
Resumo: A obesidade no Brasil e no mundo vem crescendo vertiginosamente, sendo notaria a necessidade de estudos sobre o tema para encontrar meios eficientes para auxiliar os indivíduos no tratamento. Importante compreender os vários fatores que circundam a obesidade, como um processo multifatorial, em que o indivíduo tem participação ativa. A psicoterapia com abordagem cognitivo comportamental presta auxílio no tratamento da obesidade, junto ao cliente na identificação de suas crenças, esquemas e seus pensamentos automáticos. São utilizadas, conforme literatura pesquisada, ferramentas da TCC para o manejo cognitivo, que almeja a ressignificação de crenças disfuncionais, fortalecendo os aspectos biopsicossociais e auxiliando no processo de saída da obesidade. Assim este trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, em que várias obras foram utilizadas, ampliando a compreensão do conceito de obesidade. Como também uma explanação sobre a história da psicologia com o desenvolvimento da Teoria Cognitivo-Comportamental - TCC e a aplicabilidade da psicoterapia cognitivo comportamental no tratamento da obesidade.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3547
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUEILA RODRIGUES DA SILVA.pdf938,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.