Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3560
Título: Panorama do tratamento de água e esgoto no estado de Rondônia
Autor(es): Moreira, Roemir Peres Machado
Lima, Felipe Cordeiro de
Palavras-chave: Saneamento básico
Saúde
Políticas Públicas
Data do documento: 2023
Resumo: A presente pesquisa embasa-se na coleta de dados no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2021, utilizando as informações contidas na plataforma do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades) e da AGEVISA (Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia). Dentre as regiões do Brasil, o norte do país apresenta os piores índices no contexto da universalização dos serviços de saneamento básico. A análise realizada através do estudo, revelou que nesta região apenas 57,5% possuíam atendimento regular dos serviços de abastecimento de água, 12,3% da população era abrangida pelo sistema de coleta de esgoto e, somente 22% de todo esgoto gerado dispunha de tratamento. Procedeu-se a análise para o Estado de Rondônia revelando que 46,93% da população dispunha de serviço regular de abastecimento de água tratada. Os indicadores para coleta de esgoto apontaram que somente 5,93% das pessoas tinham acesso à coleta de esgotos. Os resultados obtidos neste estudo explicitam a necessidade de políticas públicas direcionadas a garantia de serviços de saneamento para a população, especialmente porque investimentos nesta área previnem doenças e refletem positivamente na qualidade de vida da sociedade.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3560
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROEMIR PERES MACHADO MOREIRA.pdf614,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.