Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3561
Título: Germinação de lotes de semente de milho armazenadas em propriedades do vale do Jamari - Ro.
Autor(es): Bevilacqua, Dhione Da Silva
Ferreira, Mateus Martins
Palavras-chave: Rondônia
Zea mays L
Qualidade de Sementes
Potencial Fisiológico
Teste de Germinação
Data do documento: 2023
Resumo: A cultura do milho apresenta grande importância para o agronegócio nacional. No entanto, para o sucesso da lavoura é primordial a utilização de sementes de qualidade, visando obter maior porcentagem de germinação e plantas de alto vigor. Diante do exposto, essa pesquisa teve como objetivo avaliar a germinação em laboratório e o potencial fisiológico de diferentes lotes de sementes de milho comercializadas na região do Vale do Jamari-RO. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com 9 tratamentos e 8 repetições. Os tratamentos foram constituídos por 9 diferentes lotes de sementes de milho comercializadas no Vale do Jamari. A qualidade fisiológica das sementes foi caracterizada pelos testes de germinação em laboratório, constatando a porcentagem de plântulas normais, anormais e mortas. O desenvolvimento inicial das plântulas geminadas foi determinado por meio da avaliação do comprimento da parte aérea e comprimento da raiz. Dos nove lotes de sementes de milho avaliados, quatro apresentaram alta porcentagem de germinação (97,5%; 96%; 86,5% e 86%), indicando melhor qualidade fisiológica. Em contrapartida, cinco lotes não apresentaram caraterísticas desejáveis para semeadura e da cultura, com germinação (73,5%; 30,5%; 21%; 16,5% e 2,5%) abaixo do exigido para a cultura. Apenas quatro, dos nove lotes de sementes de milho selecionados no Vale do Jamari-RO apresentaram porcentagem de germinação adequada para semeadura.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3561
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DHIONE DA SILVA BEVILACQUA.pdf6,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.