Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3562
Título: Contribuições da fisioterapia na reabilitação funcional de idosos com osteoartrose
Autor(es): Santos, Rosiliane Matias Dos
Sales, Cleidiane Molina de
Palavras-chave: Osteoartrose
Fisioterapia
Reabilitação
Data do documento: 2023
Resumo: A osteoartrose (OA) é uma doença degenerativa que acomete o osso subcondral e a cartilagem articular, afetando principalmente a articulação do joelho. É comum em pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos. O objetivo deste trabalho é discorrer sobre as contribuições da fisioterapia no tratamento da osteoartrose em pacientes idosos. A OA é dividida em dois tipos, primária e secundária e também conforme a localização e número das articulações englobadas, tendo vários sintomas, os principais são: dor, edema articular, deformidades articulares, restrições de movimentos, fraqueza muscular e limitações funcionais. O diagnóstico é normalmente clínico, por meio da história clínica juntamente com o exame físico. O tratamento pode ser conservador com utilização de fármacos, prescrição de palmilhas e órteses, fisioterapia e também cirúrgico. A metodologia empregada é a revisão de literatura integrativa com caráter descritivo, realizada através da busca de artigos científicos, monografias e dissertações entre os anos de 2008 e 2022. A fisioterapia utiliza várias técnicas como a cinesioterapia envolvendo hidroterapia, a eletrotermofototerapia incluindo o ultrassom, a estimulação nervosa transcutânea e o laser, e também a bandagem funcional. Assim, estas técnicas proporcionam efeito significativo na melhora da mobilidade articular, marcha, alívio da dor, aumento da capacidade funcional e força, e sem a presença de edema, entre outras vantagens em idosos. Portanto, fica perceptível a importância da fisioterapia nos idosos com OA, prevenindo a piora da doença, e, consequentemente, contribuindo com a qualidade de vida desses indivíduos, para não perder sua funcionalidade e permanecer efetivando suas tarefas normalmente.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3562
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSILIANE MATIAS DOS SANTOS.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.