Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3565
Título: Manejo de pastagem: uma revisão bibliográfica sobre práticas efetivas para a produção animal sustentável
Autor(es): Almeida, Matheus Iecker Silva
Ferreira, Matheus Martins
Palavras-chave: Rebanho
Quantidade
Disponibilidade de Alimento
Maximizar
Bem Estar Animal
Data do documento: 2023
Resumo: O manejo de pastagem consiste em um conjunto de técnicas que visa obter do rebanho a maior quantidade de carne e leite que o animal pode produzir por área, sem afetar o desenvolvimento da forrageira e a qualidade do solo. Assim sendo, o manejo de pastagem tem como objetivo garantir a disponibilidade de alimento adequado e suficiente para os animais, de forma a maximizar sua produção e bemestar. Para isso, o manejo de pastagem inclui atividades como o controle do pastejo dos animais,a adubação do solo, a irrigação, a renovação da vegetação e a rotação das áreas de pastagem. O manejo de pastagem adequado pode trazer diversos benefícios para a produção, como o aumento da produtividade animal, a melhoria da qualidade nutricional da forragem, a redução dos custos com alimentação e a preservação do meio ambiente. Dessa forma, o manejo de pastagem efetivo pode contribuir para a sustentabilidade da produção agropecuária, permitindo uma utilização mais eficiente dos recursos naturais e uma redução dos impactos ambientais negativos. O objetivo do presente trabalho é enfatizar como a prática efetiva do manejo de pastagem aplicado a produção animal contribui para o desenvolvimento sustentável. Foram aplicadas neste estudo pesquisas bibliográficas utilizando as principais ferramentas online de busca de artigos científicos e/ou clínicos indexados, como: Public Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed) e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Foram identificadas diversas práticas efetivas de manejo, tais como adubação adequada, controle de plantas invasoras, manejo de lotação, rotação de pastagens e a utilização de técnicas de pastejo rotacionado. Todas essas práticas atuam elevando a produtividade animal por mecanismos diferentes e de maneira sustentável.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3565
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS IECKER SILVA ALMEIDA.pdf685,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.