Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3567
Título: Agricultura de precisão: avanços tecnológicos e suas aplicações na produção agrícola.
Autor(es): Simão, Franciele Leal
Ferreira, Matheus Martins
Palavras-chave: Sensores remotos,
Monitoramento agrícola
GPS
SIG
Drones
Data do documento: 2023
Resumo: A agricultura de precisão é um sistema de gerenciamento agrícola que se baseia na variação espacial e temporal da área produtiva, visando aumentar o retorno econômico e melhorar as relações com o meio ambiente, reduzindo as contaminações. Essa abordagem se mostra essencial tanto para áreas pequenas quanto extensas, pois se fundamenta na aplicação com taxas variáveis, que depende da compreensão da variabilidade espacial e das características do solo. Com os avanços da modernidade, haverá um momento em que a mão de obra humana não será suficiente para suprir a demanda de armazenamento de informações e aproveitar melhor o tempo disponível. Nesse contexto, a tecnologia desempenha um papel fundamental. Existem diversas abordagens para a agricultura de precisão, mas todas têm como objetivo solucionar problemas de desuniformidades presentes nas lavouras e, se possível, obter benefícios a partir dessas variações. A agricultura de precisão oferece diversas ferramentas ao produtor rural para melhorar a eficiência produtiva de sua lavoura. Sensores de solo, sensoriamento remoto e o uso de satélites para a obtenção de informações em grandes áreas são exemplos dessas ferramentas. Além disso, o uso de drones otimiza o processo de gestão das lavouras, proporcionando uma localização precisa. A AP pode ser desenvolvida em diferentes níveis de complexidade, com diferentes objetivos. É fundamental compreender a variabilidade do solo e como ela ocorre. No contexto da agricultura de precisão, é necessário que o produtor rural compreenda como o solo varia dentro do campo, o que demanda métodos de amostragem diferentes dos tradicionalmente utilizados. A variação no campo pode ocorrer desde poucos centímetros até dezenas de metros. AP é formada por diversas ferramentas de manejo que auxiliam o produtor rural a gerir sua propriedade. Embora seja uma técnica relativamente nova, está em constante evolução devido aos avanços tecnológicos, o que permite aperfeiçoar os métodos e aumentar a eficiência da produção agrícola.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3567
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIELE LEAL SIMÃO.pdf763,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.