Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3621
Título: PERCEP«’ES E EXPERI NCIAS DAS MULHERES EM RELA«ÃO £ VIOL NCIA OBSTR…TRICA
Autor(es): DE OLIVEIRA, PâMELA
Meloni Monteiro Bressan, Paulo Roberto
Palavras-chave: Parto Humanizado
Saúde da gestante
Violência obstétrica
Data do documento: 2024
Resumo: O presente trabalho tratou-se sobre a violÍncia obstÈtrica, que consiste em atos fÌsicos, morais, patrimoniais ou psicolÛgicos direcionados ‡s mulheres durante o parto, no pÛs-parto e no perÌodo puerperal. Pode ser definida como pr·ticas que colocam em risco a sa˙de sexual e reprodutiva das mulheres gr·vidas tambÈm podendo ser consideradas apropriaÁ„o do corpo das mulheres e s„o caracterizadas como tratamento desumano. Essa forma de violÍncia pode ser identificada em diversas pr·ticas dentro dos sistemas de sa˙de, tanto p˙blicos quanto privados, acarretando diversas consequÍncias negativas para as mulheres. A ocorrÍncia dessa violÍncia contribui para as altas taxas de mortalidade materna e neonatal no paÌs. No contexto brasileiro destaca-se a alta taxa de cesarianas sem indicaÁ„o e clÌnica adequada e a alta incidÍncia de intervenÁıes invasivas tendo como uma das manifestaÁıes mais comuns, a pesquisa indica que esta pr·tica viola os direitos humanos das mulheres e tem um impacto negativo na sa˙de materna e neonatal. Este estudo possibilitou uma vis„o ampliada da violÍncia obstÈtrica como um problema de sa˙de p˙blica e privada que viola direitos de grandes Ìndices. O estudo teve como objetivo analisar, discutir e refletir sobre os tipos de violÍncias, seus conceitos e impactos na sa˙de da mulher, no Brasil. Tratou-se de uma revis„o de literatura com abordagem qualitativa, na qual foram utilizados artigos como principal fonte de pesquisa. Para aliviar este problema, È necess·rio ser implementadas polÌticas de sa˙de que promovam a reproduÁ„o humana, fortaleçam o respeito e a formação em praticas baseadas em evidências para os profissionais e garantam mecanismos de notificação. O intuito deste estudo foi ajudar a aumentar a sensibilização para a violência obstétrica e destaca a necessidade urgente de reformar o sistema de saúde para garantir cuidados mais dignos e respeitosos ‡s mulheres.
URI: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3621
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
16972_unificados.pdf542.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.