Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3633
Título: MÉTODO DE AUTOREGENERAÇÃO DO CONCRETO ATRAVÉS DE CULTURA BACTERIANA BACILLUS SUBTILIS
Autor(es): MENEZES NETO, ANTONIO
DA SILVA CAMPOS, MAICON
Nazarko Ferreira de Souza, Gustavo
Palavras-chave: Concreto
Bacillus Subtilis
Solução bacteriana
Recuperação estrutural
Regeneração de fissuras
Data do documento: 2024
Resumo: Este estudo aborda a utilização do concreto autocicatrizante, uma inovação no setor da construção civil, para reparar fissuras de maneira autônoma por meio de uma solução contendo a bactéria Bacillus Subtilis. O objetivo principal foi avaliar a eficácia da regeneração de fissuras e o impacto na durabilidade de estruturas de concreto com resistência à compressão (fck) entre 20 a 25 MPa. Para tanto, foram realizadas coletas e caracterização da cultura bacteriana, seguida pela formulação de uma solução específica contendo Bacillus Subtilis, aplicada em corpos de prova de concreto fissurados. Os testes incluíram a análise de resistência à compressão e a verificação da cicatrização de fissuras, com resultados que demonstraram a capacidade do bioconcreto em regenerar fissuras de até 0,5 mm e melhorar a resistência em aproximadamente 10% após o tratamento. Conclui-se que o bioconcreto oferece uma solução viável e sustentável para a recuperação de fissuras, reduzindo a necessidade de intervenções manuais e mantendo a durabilidade estrutural.
URI: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3633
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
16831_unificados.pdf983.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.