Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/408
Título: COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DAS SEMENTES DE ARAÇÁ-BOI (Eugenia Stipitata Mcvaugh)
Autor(es): Dodo, Giani Calanca
Palavras-chave: Farmácia
Araçá-Boi
Composição centesimal
Sementes
Eugenia Stipitata
Data do documento: 2016
Resumo: O araçá-boi é um fruto nativo da Amazônia, domesticado pelos nativos e cultivado em fundos de quintais pelos moradores locais, porém não consegue destaque como outras frutas amazônicas, mas seu potencial é muito grande e aos poucos cativa os que conhecem pelo seu sabor característico, de aroma agradável, muito refrescante, no calor tropical amazônico. O objetivo deste trabalho foi avaliar o percentual de umidade, cinzas, lipídios, fibras nas sementes. A metodologia utilizada para a determinação da composição centesimal segue o que preconiza o Adolfo Lutz (2005) para lipídios, Cecchi (2003) para umidade e cinzas, Detmann et. al. (2012) para fibras. As sementes de araçá-boi apresentaram valores elevados de umidade (62,7%) e fibras (27,24%) e valores mínimos de lipídios (0,45%) e cinzas de (0,36%). Conhecer a composição centesimal das sementes do araçá-boi pode ser um começo para destinação nobre destas sementes. Seu potencial econômico pode ser um gerador de renda para as famílias locais.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do grau de bacharelado em Farmácia. Profº Orientador: Ms. Nelson Pereira da Silva Junior.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/408
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIANI CALANCA DODO.pdf887,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.