Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/432
Título: Onda sonora: dos conceitos básicos às aplicações tecnológicas
Autor(es): Ferreira, Ricardo Vanjura
Palavras-chave: Física
Onda sonora
Ultra-Som
Sonar
Data do documento: 2012
Resumo: A onda sonora é o meio de comunicação natural mais utilizado por seres humanos e diversos animais, e começou a ser estudada pelos antigos gregos.A utilização de ondas sonoras em aparelhos tecnológicos é fundamental para diversas áreas da ciência, e como a onda varia de acordo com alguns fatores do meio, a precisão desses aparelhos se limita, pois seu funcionamento depende da emissão de ondas e a recepção das mesmas (eco). Havendo alteração na propagação dessas ondas o eco pode muitas vezes não ser registrado pelo dispositivo, e o desvio das ondas sonoras pode deixar pontos chamados zona de sombra por onde não passa nenhum feixe sonoro. A partir do século XX a propagação de ondas sonoras na água foi usada com mais freqüência para mapeamento do fundo dos oceanos e identificação de obstáculos submersos.Odesenvolvimento do ultra-som se expandiu e resultou na criação da ultra-sonografia, muito utilizada atualmente na medicina como técnica de diagnóstico.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura em Física, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de Licenciado em Física. Prof. Orientador:Ms. Gustavo José Farias.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/432
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Vanjura Ferreira_TCC.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.