Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/493
Título: Karatê como estímulo à criação de valores humanos
Autor(es): Santos, Wesley Medeiros Dos
Palavras-chave: Educação física
Karatê
História
Valor humano
Japão
Brasil
Data do documento: 2016
Resumo: Este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica cujo o objetivo e mostrar a história do karatê, desde suas origens, nas ilhas Okinawa, no Japão, por volta do século XV, culminando com a sua chegada no Brasil, juntamente com o processo de imigração japonesa. Visa também apresentar uma breve biografia dos principais mestres que contribuíram de maneira incisiva para a sua divulgação no país. Esse primeiro momento serve de introdução para a abordagem básica deste trabalho, que se trata da importância do karatê na sociedade brasileira como estímulo para a criação de valores humanos. Nesse intuito, ainda busca focar o karatê como capaz de desenvolver princípios educacionais dentro de um ambiente de treinamento, com destaque à disciplina, para reforçar a formação do caráter do indivíduo, como forma de prepará-lo para atuar junto à sociedade. Assim dessa forma, pretende-se demonstrar que o karaté vai além de socos e chutes, mas que sim, sendo uma “arte”, que tem como princípio ser um agente norteador de conduta, em sociedade ou em qualquer meio, haja vista que o karateca leva e propaga os verdadeiros sentidos do karatê: respeito, obediência, paciência, compaixão pelo próximo, podendo ser uma excelente pessoa na sociedade através dos ensinamentos do karatê.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA como requisito parcial a obtenção do grau de licenciado em Educação Física. Orientador: Prof. MS. Leonardo Alfonso Manzano.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/493
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WESLEY MEDEIROS DOS SANTOS.pdf373,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.