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Título: A tabela periódica como palavra geradora: problematizando a tabela, uma estratégia para o ensino de Química na educação de jovens e adultos
Autor(es): Dorea, David Dantas
Palavras-chave: Química
Ensino da Química
Tabela Periódica
Palavras Geradoras
Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 2011
Resumo: Sabe-se que buscar métodos educativos voltados para a realidade da clientela presente na Educação de Jovens e Adultos – EJA é um desejo das entidades envolvidas no processo educacional. Motivos como: professores com pouco tempo para planejamento, formação diferente das disciplinas que atuam, baixos salários, entre outros, levam o profissional a reproduzir conteúdos propostos pelos livros didáticos. O presente estudo surgiu a partir de observações em estágio supervisionado, realizado na EJA, como uma proposta que poderá auxiliar no processo de ensino aprendizagem da química desta modalidade. A mesma baseia-se no método de alfabetização de Freire, “palavras geradoras", a qual procura apresentar uma seqüência de conteúdos de forma vinculada e contextualizada, tendo como tema gerador a tabela periódica. Destaca-se, também, o papel do professor no processo ensino aprendizagem e a importância da metodologia adotada pelo mesmo, frente à realidade de ensino dos alunos da EJA, além de abordar o contexto histórico do EJA, suas dificuldades e particularidades.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura de Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de Licenciado em Química. Profa. Orientadora: Ms.Ms. Filomena Maria Minetto Brondani
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/562
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