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Título: Atenção e cuidados para crianças e adolescentes institucionalizados
Autor(es): Fernandes, Marcela Fernanda Sousa
Palavras-chave: Psicologia
Instituição
Crianças e adolescentes institucionalizados
Diretrizes
Psicólogo na instituição
Data do documento: 2014
Resumo: Toda instituição que oferece cuidado contínuo a crianças e adolescentes que por algum motivo foram desligados de suas famílias são denominadas abrigos. O atual trabalho teve como objetivo identificar por meio dos artigos publicados a interferência do abrigo no desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças e adolescentes abrigadas. A metodologia deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica, com os devidos descritores: Instituição; Crianças Institucionalizadas; Diretrizes; Psicólogo na Instituição. Conclui-se que existem diferenças enquanto modalidades de instituições de abrigamento, diversos órgãos possuem a permissão para realizarem o encaminhamento das crianças e adolescentes para as instituições, sendo que essas crianças e adolescentes são amparadas pela legislação brasileira no sentido de ter diretrizes determinantes dos cuidados aos quais as instituições devem cumprir. Finalmente considera-se que não é o abrigo que interfere no desenvolvimento da criança e sim, as vivências ocorridas antes que as mesmas fossem ali residir.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Psicologia. Prof.ª Orientadora Dra. Maila Beatriz Goellner
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/571
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