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dc.contributor.authorSouza, Fernanda Manuely Gil De-
dc.creatorRambo Carla Patrícia-
dc.date.accessioned2017-12-06T18:34:36Z-
dc.date.available2017-12-06T18:34:36Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/588-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do Grau em Bacharel em Psicologia. Profa. Orientadora: Ms. Carla Patrícia Rambopt_BR
dc.description.abstractA Psicologia Escolar e Educacional é uma área da Psicologia que cresceu e modificou-se juntamente a criação da Psicologia. O trabalho do psicólogo escolar passou de um atendimento exclusivamente clinico para uma atuação ampla que atinge todas as esferas envolvidas nos processos escolares. Atualmente, encontrase em trâmites finais o Projeto de Lei 3688/00 de 2000, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de assistência social nas escolas públicas de educação básica. Após a publicação dessa lei, os estabelecimentos de ensino terão o prazo de um ano para se adequar e cumprir as novas normas. Diante disso, é provável que haja significante crescimento do número de psicólogos atuantes nas escolas do Brasil. Sendo assim, este estudo teve o objetivo de discutir a atuação e a formação do psicólogo escolar no estado de Rondônia. Para tanto foi realizada uma pesquisa documental, onde foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos de Psicologia do Estado, a fim de verificar se os mesmos contemplam disciplinas ou componentes curriculares que possuam conteúdos relativos a Psicologia Escolar e Educacional, com intuito de compreender se os futuros profissionais terão o conhecimento básico necessário para posterior atuação nessa área. Os resultados demonstraram que os cursos oferecem disciplinas como Psicologia Escolar, Psicologia da Aprendizagem, Problemas de Aprendizagem, Psicopedagogia, entre outras. Concluiu-se que é trabalhado nas graduações os conteúdos mínimos necessários para atuação escolar, contudo é imprescindível que posteriormente o profissional procure se especializar para aprofundamento no assunto.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectAtuaçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleFormação e atuação em psicologia escolar: uma análise documental das instituições de ensino superior do estado de Rondôniapt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
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