Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/596
Título: A gênese e a constituição da estrutura de personalidade psicótica na psicopatologia e na terapêutica
Autor(es): Viola, Weric Luiz Ramos
Palavras-chave: Psicologia
Psicanálise
Neurose
Psicose
Terapêutica
Data do documento: 2014
Resumo: De um modo geral teóricos de abordagem psicanalítica apontam para a importância da primeira infância na constituição do aparelho psíquico, nessa etapa, a relação do bebê com a mãe (ou com o cuidador) é de extrema importância, marcando sua primeira relação com o objeto. Dessa forma, problemas relacionados à primeira infância, especialmente quando o bebê não tem suas necessidades físicas e emocionais satisfeitas, podem influenciar negativamente nos processos de integração e personalização, contribuindo para a produção de patologias de estrutura psicótica. O presente estudo desenvolveu uma pesquisa bibliográfica através de consultas em artigos e principalmente em livros que versavam sobre a teoria da psicose numa abordagem Freudiana. Todavia, para se chegar a um melhor entendimento dessa teoria, foi necessário anteriormente a ela, explanar sobre as fases do desenvolvimento percorridas até se efetuar a relação de objeto propriamente dita (autoerotismo, narcisismo e complexo de Édipo). Por fim, foi apresentada a propedêutica elaborada por Nise da Silveira. Possibilitou-se com essa monografia ampliar o entendimento sobre a psicose a partir de um arcabouço teórico pouco estudado nessa temática, assim como, forneceu-se um modelo de terapêutica bem sucedido que pode ser replicado nas instituições que lidam com esse tipo de paciente no intuito de lhe proporcionar melhor qualidade de vida.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel. Profª. Orientadora Ms. Ana Claudia Yamashiro Arantes.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/596
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WERIC LUIZ RAMOS VIOLA.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.