Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/607
Título: Família contemporânea e guarda compartilhada: demandas e desafios
Autor(es): Borgheti, Rosecler
Palavras-chave: Psicologia
Relações Familiares
Vínculos
Envolvimento Parental
Guarda Compartilhada.
Data do documento: 2015
Resumo: Os estudos sobre a família apontam para significativas mudanças sociais que refletem as novas configurações familiares. Isto posto, a tecnologia avançada, a emancipação feminina e o divórcio, conforme apontam os estudos estão entre os principais acontecimentos sociais que concederam essas transformações. Entretanto, dificuldades relacionadas a esses eventos, podem influenciar negativamente a vida dos sujeitos, tornado-se primordiais profundas reflexões sobre essas transformações sociais e como elas atuam e influenciam a vida das pessoas.O presente estudo se deu através de uma pesquisa bibliográfica, agrupando meditações procedentes de múltiplos estudos, onde se apresentou através de um arcabouço histórico/científico, as novas configurações familiares e as demandas sociais que nortearam e influenciaram essas configurações até a atualidade. Dentre as três temáticas abordadas: tecnologia, emancipação feminina e divórcio, apresentou-se de maneira abreviada os temas tecnologia e emancipação feminina, porém o trabalho concentrou-se no tema divórcio, explanando sua evolução no ordenamento jurídico Brasileiro, bem como as mudanças associadas à dissolução da conjugalidade na vida dos filhos e dos ex-cônjuges. Por fim, frente à necessidade de compreender as articulações entre as relações parentais e a continuação dos vínculos após a dissolução conjugal, foi apresentado os dois principais modelos de designação de guarda que revestem o judiciário, explanando especialmente a continuação dos vínculos parentais através guarda compartilhada após a dissolução conjugal, seus aspectos emocionais, afetivos, psicológicos e polêmicos. Com essa pesquisa, possibilitou-se um melhor entendimento das relações familiares, da igualdade de gênero, promovendo a reflexão de algumas possibilidades de relações parentais que proporcionem uma melhor qualidade de vida as pessoas envolvidas nesse processo.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de Bacharelado e Licenciatura. Prof.ª Orientadora: Ms. Carla Patrícia Rambo.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/607
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosecler Borgheti_TCC.pdf520,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.