Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/65
Título: Abordagem fisioterapêutica na fase flácida pós acidente vascular encefálico (AVE): condutas preventivas dos problemas no ombro
Autor(es): Maria, Nelma Inês da Costa
Palavras-chave: Acidente Vascular Encefálico
Fisioterapia
Hemiparesia
Data do documento: 2012
Resumo: O Acidente Vascular Encefálico é uma patologia de alta incidência que vem acometendo inúmeras vitimas, desencadeada por fatores de riscos como: idade, sexo, hipertensão arterial, tabagismo entre outros. Dentre as diversas sequelas existentes pós AVE destaca-se a hemiparesia, que causa danos persistentes ao individuo de forma neurológica que subsequentemente leva a insuficiência da motricidade funcional, perda do mecanismo do controle motor, fraqueza muscular, alteração do tônus, diminuição no ângulo de movimento, e no complexo do ombro um desalinhamento levando a dor à movimentação do mesmo. As alterações do ombro acometido após AVE são constatadas frequentemente restringindo à boa e rápida recuperação, por esses agravantes o cliente tende ter dificuldade na execução das tarefas diárias, necessitando de auxílio para cuidados e reabilitação. Deste modo, este estudo tem como objetivo compilar informações de um enfoque fisioterapêutico ainda na fase flácida pós AVE com condutas preventivas dos problemas no ombro. Desta forma, o presente estudo tem como embasamento revisão bibliográfica sistemática sobre o assunto em bases de dados – BVS, PubMed e livros utilizando descritores controlados: Acidente Vascular Encefálico; stroke; fisioterapia; physiotherapy; hemiparesia; hemiparesis. Constatou-se que o tratamento fisioterápico pode influenciar numa recuperação acelerada nas prevenções de complicações do ombro hemiplégico ainda na fase inicial do AVE, sendo que a Fisioterapia contempla vários recursos com intuito de reabilitar precocemente o ombro hemiplégico como a cinesioterapia, posicionamento articulara adequado, uso de órteses, recursos eletroterápicos e em adição se faz necessário o uso de informações junto a família quanto a transferência de peso, mudanças de decúbito, utilização de dispositivos para auxílio deambulação entre outros problemas enfrentados.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial para à obtenção do grau de bacharel em Fisioterapia. Profª. Orientadora: Clara Tomé Vieira.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/65
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelma Inês da Costa Maria_TCC.pdf287,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.