Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/672
Título: Análise e quantificação do teor alcoólico do vinho artesanal de jabuticaba
Autor(es): Barbosa, Patrícia Silva
Palavras-chave: Química
Jabuticaba
Análise
Teor de álcool
Vinho
Data do documento: 2016
Resumo: Um dos maiores produtores de frutas no mundo é o Brasil, incluindo frutas subtropicais, onde a jabuticaba inclui-se. Ela se apresenta em grande parte do Brasil, trata-se de uma fruta saborosa e com muitos benefícios à saúde, na prevenção de doenças cardiovasculares, cardíacas, e entre outras, não só seu consumo in natura mas como também o seu vinho. Porém, o momento pós-colheita gera muitos danos, perda da qualidade da fruta. Por esse motivo, gerou-se alguns aproveitamentos devido à perda das frutas, como a fabricação de geleias, compotas, licores, vinhos etc. O vinho da jabuticaba não é muito comercializado em comparação com o vinho de uva, mas desperta grande interesse em pesquisadores, pelo fato de ter informações restritas na literatura. Neste trabalho durante a identificação das propriedades físico-químicas do vinho de jabuticaba foi possível quantificar 17,5% de teor alcoólico; além da análise indicar acidez total em 187 meq/L e acidez volátil 0,6 meq/L.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciada em Química. Profo. Orientador: Ms. Rafael Vieira.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/672
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Silva Barbosa.pdf914,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.