Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/697
Título: Psicopatia e o sistema jurídico nacional: repensando esta relação
Autor(es): Lima, Wellington Dias
Palavras-chave: Psicologia
Psicopatia
Serial Killer
Imputabilidade
Direitos humanos
Ressocialização
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho tem por objetivo criticar as sanções referentes a portadores de psicopatia dentro do contexto jurídico nacional e suas consequentes execuções. Para tanto, define-se este como um transtorno de personalidade caracterizado por disfunção neurobiológica geneticamente pré-determinada, no qual o sujeito apresenta déficits de caráter. Podendo-se citar como o principal traço deste transtorno a inabilidade de sentir empatia pelo outro. Em conseguinte, entende-se que grande parte dos serial killers sofrem deste transtorno, por isso, quando psicopatas entram em contato com o sistema jurídico-penal compreende-se que o juiz deve analisar o caso concreto para deferir ao agente do fato sentença de pena ou medida de segurança. Porém, onde quer que esse sujeito vá ele causa problemas, dificultando a ressocialização dos apenados comuns e a terapêutica dos considerados inimputáveis. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva-explicativa, com início em julho e término em novembro de 2016 e analisou 38 obras. A partir da análise dos conteúdos deste trabalho revelou-se a necessidade de remodelar o sistema carcerário nacional, através da fundação de estabelecimento próprio ao psicopata para aumentar as chances de ressocialização dos demais apenados.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de Bacharelado em Psicologia Profª. Orientadora: Me. Eliane Alves Almeida Azevedo.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/697
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WELLINGTON DIAS LIMA.pdf763,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.