Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/704
Título: Expressões da psicopatia na literatura e no cinema
Autor(es): Santos, Gabriele Pacheco
Palavras-chave: Psicologia
Psicopatia
Winnicott
Jung
Literatura
Cinema
Data do documento: 2016
Resumo: A presente monografia apresenta cinco análises cinematográficas e literárias acerca do tema Psicopatia – além de um exemplo literário que salienta a concepção de que nem todo sujeito que mata é psicopata – realizando um diagnóstico destas a partir de uma visão psicanalítica, de forma a apresentar diferentes características desses sujeitos: a apresentação da infância como etapa primordial para a constituição da psicopatia e do percurso do psicopata até a vida adulta; a constituição da imagem social que vela a psicopatia; e as diferentes expressões dessa psicopatia. A partir desta perspectiva, visa-se compreender especialmente as distintas expressões da psicopatia, a despeito da concepção comum que a compreende como uma explicação lógica do ímpeto assassino. A fim de elucidar estas temáticas, intenta-se proporcionar o vislumbre oferecido às nossas concatenações por meio de exemplos oriundos da análise de personagens na literatura e no cinema.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de bacharel em Psicologia. Prof. Orientador: Ms. Ana Claudia Yamashiro Arantes.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/704
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELE PACHECO SANTOS.pdf871,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.