Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/730
Título: Legislação e qualidade em farmácias magistrais
Autor(es): Nunes, Gener Aparecida Rassen
Palavras-chave: Farmácia
Legislação
Controle de Qualidade
Medicamento Manipulado
Data do documento: 2011
Resumo: A farmácia de manipulação ampliou o mercado de trabalho do farmacêutico e veio resgatar a essência de sua profissão. Os medicamentos eram preparados e vendidos nas boticas atravessando séculos. Na metade no Século XX, a manipulação, berço da indústria farmacêutica, foi substituída por fármacos manufaturados. Na década de 1980, ressurgiu a manipulação, sem parâmetros mínimos a serem seguidos, preparando apenas os fármacos não produzidos pela indústria. O crescimento do número de farmácias e do consumo de medicamento manipulado levou à publicação, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de rígidas normas instituindo as Boas Práticas de Manipulação em Farmácias. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 33/00 foi o marco regulatório do setor magistral. Porém, nos últimos dez anos, cinco novas Resoluções foram editadas: RDC 354/03, RDC 214/06, RDC 67/07, RDC 87/08 e RDC 21/09. Desde então, as farmácias passaram por profundas modificações como: estrutura física - implantação de laboratórios de controle de qualidade e salas dedicadas à preparação de hormônios, antibióticos e citostáticos - com antecâmara e pressão negativa – elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão, adoção de sistema de garantia da qualidade, dentre outras. O objetivo deste trabalho foi verificar a correlação da legislação com o controle de qualidade nas farmácias com manipulação, ressaltando o farmacêutico como o agente da qualidade das preparações. Através de uma revisão bibliográfica, apoiada na análise da referida legislação, pode-se afirmar que, apesar de onerosa para os estabelecimentos e bastante burocrática, a adoção das Boas Práticas de Manipulação em Farmácias trouxe grandes avanços quanto quesitos qualidade e segurança do medicamento manipulado.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel. Orientadora: Profª. MSc. Fábia Maria Pereira de Sá.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/730
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gener Aparecida Rassen Nunes_TCC.pdf350,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.