Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/731
Título: Mecanismo, diagnóstico e tratamento medicamentoso da Hipersensibilidade Tipo I
Autor(es): Pedroti, Rodrigo Perez
Palavras-chave: Farmácia
Hipersensibilidade Tipo I
Alergia
Mecanismo IgE
Anafilaxia
Data do documento: 2011
Resumo: A reação alérgica pode ser denominada Hipersensibilidade Tipo I ou generalizada, pode ser desencadeada por vários tipos de medicamentos, os antibióticos, os antifúngicos, analgésicos, antiinflamatório e também, alguns alimentos e principalmente as toxinas liberadas durante o contato com a picada de insetos e o com alguns materias. As manifestações clínicas da alergia dependem do órgão afetado, sendo mais comuns os sintomas gastrointestinais, respiratórios e cutâneos. Os sinais e sintomas variam desde reações locais, como edema, prurido, náuseas, vômitos, diarréia, eczema e urticária, até manifestações sistêmicas graves que podem causar choque anafilático. O objetivo deste artigo é discorrer sobre a Hipersensibilidade tipo I. A pesquisa literária realizou-se em bases de dados eletrônicos, livros, documentos governamentais e papers, datados entre os anos de 1984 à 2011. Faz-se importante a investigação dos fatores alérgenos por meio de exames físicos e químicos que indicam a presença de antígenos e dosam sua concentração para a escolha dos medicamentos e no acompanhamento da terapêutica.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção de grau de bacharel em Farmácia. Orientador: Prof. Ms. Nelson Pereira da Silva Junior.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/731
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Perez Pedroti_TCC.pdf606,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.