Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/76
Título: ISOFLAVONAS COMO TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL ASSOCIADA AO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO PERÍODO DA MENOPAUSA
Autor(es): GALDINO, CLEITON ALVES
Palavras-chave: Menopausa
Isoflavonas
Fitoestrogeno
Fisioterapia
Data do documento: 25-Jun-2013
Resumo: A menopausa é a última menstruação, que ocorre em média aos 50 anos de idade, e só pode ser reconhecida após 12 meses de amenorreia. Isso predispõe as mulheres a um conjunto de sintomas desagradáveis, além de patologias que podem aparecer como a osteoporose, doenças cardiovasculares e incontinência urinaria. O objetivo deste trabalho é descrever sobre o período menopausa, discorrendo as terapias de reposição hormonal dando ênfase as isoflavonas e destacando a importância da atuação da fisioterapia no período da menopausa juntamente com uma dieta rica em fitoestrógenos. As isoflavonas apresentam funções tais como atividade antioxidante, atividade antifúngica, propriedades estrogênicas e atividades anticancerígenas. Pessoas têm escolhido por fazerem uso de alimentos fitoterápicos, ou seja, produtos naturais como a soja, que por sua vez é rico em isoflavonas. Outra forma de tratamento é a fisioterapia que se utiliza de técnicas preventivas, de conscientização corpórea e com isso atua diretamente na prevenção e nas patologias. Conclua-se que as isoflavonas juntamente com a fisioterapia atuam de maneira significativa nos sinais e sintomas da menopausa.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel. Prof.º Orientador: Dr. Diego Santos Fagundes.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/76
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.