Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/860
Título: Impacto psicossocial da internação pediátrica e seus reflexos na família e o processo de humanização do profissional de enfermagem
Autor(es): Lima, Vanessa Rodrigues Da Silva
Palavras-chave: Enfermagem
Hospitalização
Saúde da criança
Pediatria
Humanização
Data do documento: 2015
Resumo: A doença e, sobretudo a internação hospitalar em linhas gerais gera um impacto na vida das pessoas e, quando envolve uma criança, essa questão fica mais proeminente afetando também os familiares levando-os a um desgaste físico e emocional. Assim, os profissionais de saúde, especialmente o enfermeiro(a) que passa o maior tempo dando assistência aos doentes, ofereça um serviço qualificado, diferenciado e humanizado à criança e sua família, no sentido de minimizar os impactos que a hospitalização pode causar. Nesse contexto, a equipe de enfermagem tem o dever de encorajá-los em enfrentar a hospitalização, com o intuído de facilitar uma melhor aceitação de todo o contexto da doença tanto para a criança hospitalizada, quanto para a família. Até mesmo porque o profissional de enfermagem da unidade pediatrica tem que respeitar os limites da criança e sua família priorizando sempre a qualidade da saúde e o seu bem estar. Buscando o entendimento necessário para abordar esses aspectos, lançou mão da pesquisa bibliográfica fundamentada na revisão de literatura em sua forma qualitativa descritiva. O estudo monográfico tem como objetivo principal analisar o processo de internação pediátrica frente ao impacto psicossocial e seus reflexos na família, aliada a atuação da enfermagem de forma humanizada. Espera-se que este estudo, colabore para que os profissionais de saúde tenham maior cognição acerca do comportamento das crianças hospitalizadas, ampliando sua capacidade de atuação para resolução de conflitos e prestação de assistência pediátrica de forma humanizada. Conforme as teorias discutidas, torna-se importante que as instituições de saúde que prestam serviços direcionados ao público infantil invistam na humanização de espaços, rotinas e atmosfera, buscando a promoção de ambientes aconchegantes, acolhedores e atenuantes das experiências negativas vivenciadas pela criança e a sua família durante a internação.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Enfermagem, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem. Prof. orientador: Esp. Gustavo Barbosa Framil.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/860
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.