Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/89
Título: A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA ESCLEROSO MÚLTIPLA
Autor(es): SILVA, AMÉLIA MARIANO
Palavras-chave: Esclerose múltipla
Fisioterapia
Qualidade de vida
Tratamento e diagnóstico
Data do documento: 26-Fev-2014
Resumo: A Esclerose Múltipla é uma doença que acomete principalmente o sistema nervoso central e sua maior incidência ocorre em adultos jovens e principalmente em mulheres, desencadeando uma gama de complicações e aspectos clínicos peculiares desta doença. Além de sua prevalência, torna-se uma condição de saúde crônica, visto sua complexibilidade e origem desconhecida, acarretando o comprometimento de funções físicas, sociais e mentais dos pacientes e caracterizando-se como um problema de saúde pública. Com o objetivo de discorrer sobre esse assunto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamental na revisão de literatura, destacando sua fisiopatologia, etiologia, sinais e sintomas, prognóstico e ressaltando o tratamento fisioterapêutico. Como resultado desta pesquisa evidenciou-se a necessidade de realização de estudos mais aprofundados sobre o assunto. A importância do tratamento fisioterapêutico fora abordado, com o intuito de providenciar suporte adequado aos profissionais que apresentam pacientes portadores da doença, possivelmente propiciando novas abordagens que podem auxiliar na melhora da expectativa e qualidade de viça desses indivíduos.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharelado em Fisioterapia. Professora Orientadora: Carolina Santiago de Araújo Pio.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/89
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, A. M. - A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA ESCLEROSO MÚLTIPLA.pdf317,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.