Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1278| Título: | Ludo terapia: crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH |
| Autor(es): | Piola Krislen Mendonça |
| Palavras-chave: | Psicologia Hiperatividade Ludoterapia Psicoterapia Teoria humanista |
| Data do documento: | 2017 |
| Resumo: | O presente estudo focalizou a importância da ludoterapia em atendimento psicoterapêutico em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), buscando compreender como a terapia lúdica contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças com esse transtorno de déficit de atenção, visto que os jogos e as brincadeiras constituem meios naturais de autoexpressão infantil. Utilizou-se como instrumento norteador as intervenções psicológicas fundamentadas na teoria humanista, pois esta procura direcionar seus estudos centrados no ser humano, no caso em tela, a criança hiperativa. A Ludoterapia se mostra um instrumento transformador neste contexto, pois além de permitir uma interação mais prazerosa da criança com o psicoterapeuta, traz em seu cerne contribuições importantes de diversos teóricos que se dedicaram ao trabalho com crianças ao longo do tempo. Assim, buscando informações relevantes ao fenômeno pesquisado fundamenta-se a pesquisa no estudo bibliográfico de revisão de literatura de abordagem qualitativa. Diante das teorias estudadas foi possível verificar que, embora existam diversos estudos acerca do tema, a falta de informações (sobre como lidar, agir), é causa determinante na postura adotada com as crianças hiperativas, assim tem-se como sugestão que os profissionais busquem o máximo de informações e, assim, adotem métodos que possibilitem o sucesso no atendimento de crianças com TDAH, no convívio e ainda possam repassar estes conhecimentos aos familiares a fim de beneficiar àquelas crianças hiperativas sejam vistas não como incapacitantes, mas sim com alto potencial cognitivo, bastando apenas ter a intervenção correta para aflorar o desenvolvimento dessas crianças. |
| Descrição: | Monografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Bacharel em Psicologia. Orientadora: Profª. Ms. Carla Patrícia Rambo Matheus. |
| URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1278 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KRISLEN MENDONÇA PIOLA.pdf | 562.15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
