Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, Ezequiel Siqueira Da | - |
dc.creator | Brondani, Filomena Maria Minetto | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-24T15:43:48Z | - |
dc.date.available | 2018-02-24T15:43:48Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1299 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Grau de Licenciado em Química. Profª. Orientadora: Msª. Filomena Maria Minetto Brondani Profª. Coorientadora: Drª. Rosani Aparecida Alves Ribeiro de Souza | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante o processo de ensino-aprendizagem é imprescindível utilizar métodos dinâmicos, diversificados e trabalhar com novas alternativas para a transmissão e abstração de informação, utilizando, sobretudo, a contextualização e a interdisciplinaridade. Sabe-se que o ensino da Química é uma dinâmica desafiadora e cabe ao professor buscar ferramentas que estimulem a aprendizagem significativa, que ressalte as qualidades de ordem intelectual, moral e a prática da cidadania. Este estudo é do tipo exploratório, com abordagem quanti-qualitativa, cujo objetivo centra-se na exploração das Propriedades Organolépticas, distinguidas pelas Transduções de Sinais, como fator motivador ao ensino-aprendizagem da Química Orgânica, a exemplo do humor, ansiedade, atenção, memorização, estresses, alegrias e excitações. Sensações gerenciadas por neurônios sensoriais e moléculas sinalizadoras (adrenalina, noradrenalina, dopamina e serotonina), com capacidade de detectar luz, som, cheiro, sabor e contato. Na prática se considera o comportamento dos alunos, seus interesses e ações, submetendo por intermédio de estímulos a construção da aprendizagem de forma significativa. Não são apresentados novos conceitos, mas uma forma diferente de abordá-los. O instrumento de avaliação sobre a eficácia da aplicação da metodologia, bem como a qualidade dos recursos didáticos trata-se de um questionário, aplicado após a realização do trabalho. Comprovou-se que, o uso das sensações e dos sentidos influência no desenvolvimento da aprendizagem e que as Propriedades Organolépticas podem atuar como ferramentas que possibilitem utilizar os estímulos do corpo para desenvolver a percepção e, em consequência, induzirem acréscimos à cognição, relacionando-as de forma significativa ao conteúdo programático da Química Orgânica, averiguando que 98% dos alunos recomendam seu uso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Propriedades organolépticas | pt_BR |
dc.subject | Sensações-sentidos | pt_BR |
dc.subject | Transduções de sinais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | As sensações e os sentidos no ensino-aprendizagem da química orgânica | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ezequiel Siqueira da Cunha.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.