Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Filgueiras, Michele Roberta Da Silva Caetano | - |
dc.creator | Nascimento, Douglas Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-24T15:46:22Z | - |
dc.date.available | 2018-02-24T15:46:22Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1301 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Graduação de licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de Licenciado em Química Orientador: Prof. Esp. Douglas Pereira Nascimento | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa realizada trata-se de um estudo bibliográfico realizado através de pesquisa literária sobre a utilização de práticas pedagógicas lúdicas para o ensino de química para discentes surdos. Tendo como objetivo, verificar de que forma a utilização de atividades lúdicas auxilia aos discentes surdos no processo de ensino aprendizagem de química, adotou-se a metodologia de abordagem qualitativa de natureza descritiva. Discorrendo sobre o assunto identificou-se a relevância do lúdico no cotidiano da sala de aula, assim como a sua influência no processo de aquisição de aprendizagens, principalmente quando relacionada à educação especial. O desenvolvimento da pesquisa bibliográfica realizada nos leva a compreender que é brincando que o aluno organiza o mundo, domina papéis e situações se preparando para o futuro e que a ludicidade e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos distintos, sendo assim o papel do educador é de mediador e orientador das ações pedagógicas, valorizando o lúdico, como prática sócio-educativa no qual o aluno é ator e a escola é responsável pela formação e socialização. Quando relacionado à educação de surdo a ludicidade, quando bem trabalhada tem um papel mais instigante ainda, pois possibilita não apenas uma melhor compreensão da química, como também maior socialização dos alunos surdos com a escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Lucicidade | pt_BR |
dc.title | A contribuição de práticas pedagógica lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos: O ensino de Química em questão | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MICHELE ROBERTA DA SILVA CAETANO FILGUEIRAS .pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.