Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1550
Título: | As sensações e os sentidos no ensino aprendizagem da química orgânica |
Autor(es): | Brondani, Filomena Maria Minetto Cunha, Ezequiel Siqueira Da Mariano, Mariana Brustolon |
Palavras-chave: | Sensações-sentidos Propriedades organolépticas Transduções de sinais Aprendizagem significativa Ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 2017 |
Resumo: | Durante o processo de ensino-aprendizagem é imprescindível utilizar métodos dinâmicos, diversificados e trabalhar com novas alternativas para a transmissão e abstração de informação, utilizando, sobretudo, a contextualização e a interdisciplinaridade. Sabe-se que o ensino da Química é uma dinâmica desafiadora e cabe ao professor buscar ferramentas que estimulem a aprendizagem significativa, que ressalte as qualidades de ordem intelectual, moral e a prática da cidadania. Este estudo é do tipo exploratório, com abordagem quanti-qualitativa, cujo objetivo centra-se na exploração das Propriedades Organolépticas, distinguidas pelas Transduções de Sinais, como fator motivador ao ensino-aprendizagem da Química Orgânica, a exemplo do humor, ansiedade, atenção, memorização, estresses, alegrias e excitações. Sensações gerenciadas por neurônios sensoriais e moléculas sinalizadoras (adrenalina, noradrenalina, dopamina e serotonina), com capacidade de detectar luz, som, cheiro, sabor e contato. Na prática se considera o comportamento dos alunos, seus interesses e ações, submetendo por intermédio de estímulos a construção da aprendizagem de forma significativa. Não são apresentados novos conceitos, mas uma forma diferente de abordá-los. O instrumento de avaliação, sobre a eficácia da aplicação da metodologia, bem como a qualidade dos recursos didáticos, trata-se de um questionário, aplicado após a realização do trabalho. Comprovouse que, o uso das sensações e dos sentidos influência no desenvolvimento da aprendizagem e que as Propriedades Organolépticas podem atuar como ferramentas que possibilitem utilizar os estímulos do corpo para desenvolver a percepção e, em consequência, induzirem acréscimos à cognição, relacionando-as de forma significativa ao conteúdo programático da Química Orgânica, averiguando que 98% dos alunos recomendam seu uso. |
Descrição: | Artigo Científico apresentado ao curso de Pós Graduação Lato Sensu em Instrumentalização para Ensino de Ciências e Matemática (Química Física e Biologia) da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Título de Especialista. Profª. Orientadora: Msª. Filomena Maria Minetto Brondani |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1550 |
Aparece nas coleções: | Instrumentalização para o ensino de Ciências e Matemática (Química, Física e Biologia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EZEQUIEL SIQUEIRA DA CUNHA, MARIANA BRUSTOLON MARIANO.pdf | 302.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.