Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1556
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Januário, Arlene Pinheiro Da Silva | - |
dc.contributor | Santos, José Reis Oliveira Dos | - |
dc.contributor | Santos, José Reis Oliveira Dos | - |
dc.contributor.advisor1 | Brondani, Filomena Maria Minetto | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-26T01:55:26Z | - |
dc.date.available | 2018-04-26T01:55:26Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1556 | - |
dc.description | Artigo Científico apresentado ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (Química Física e Biologia) da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de especialista. Prof.ªMs. Orientadora: Filomena Maria Minetto Brondani | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata-se um uma proposta metodológica fundamentada na aprendizagem de reações químicas a partir utilização do conhecimento prático do aluno na resolução de problemas, de ordem particular ou coletiva. Nesta perceptiva, é comum as pessoas se depararem com situações nas quais são aplicadas técnicas transmitidas de geração em geração, a exemplo do vinagre branco para limpar rejunte de pisos, detergente neutro para retirar manchas de chocolate, limão para remover ferrugem, entre outros. No entanto, é pouco comuns educadores utilizarem o conhecimento do cotidiano como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Uma alternativa para mudar esta realidade é optar pela contextualização a partir utilização do conhecimento prévio do discente como fator gerador da aprendizagem, o que tornará o ensino uma vivência eficiente na construção do conhecimento que atenda as necessidades do educando como Cidadão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Situações problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Reações químicas | pt_BR |
dc.title | O ensino de química através de situações problema artigo | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Instrumentalização para o ensino de Ciências e Matemática (Química, Física e Biologia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARLENE PINHEIRO DA SILVA JANUÁRIO, JOSÉ REIS OLIVEIRA DOS SANTOS.pdf | 463.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.