Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1631
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CARNICHELI, ELAINE KEZEN R. NOGUEIRA | |
dc.contributor.author | CASARIN, ROBERSON G. | |
dc.creator | CARNICHELI, ELAINE KEZEN R. NOGUEIRA | - |
dc.creator | CASARIN, ROBERSON G. | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-04T18:35:35Z | - |
dc.date.available | 2018-05-04T18:35:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1631 | - |
dc.description | Psicóloga graduada pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA. Pesquisadora participante. E-mail: kezenalany@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6325-9752; 2 Psicólogo. Doutor em Saúde. Professor da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA. Pesquisador responsável. E-mail: rgcasarin@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2732-780X. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo busca compreender se a formação acadêmica do curso de graduação em psicologia está oferecendo aos estudantes um aprendizado adequado referente o enfrentamento da morte e do morrer. Os acadêmicos estão preparados para lidar com seus sentimentos relacionados à morte? Como a formação acadêmica está auxiliando nesse processo de compreensão? E de que maneira lidar com essa problemática que é tão pouco abordada nos cursos superiores de saúde mental? Os objetivos eram compreender a concepção dos acadêmicos de Psicologia acerca da relevância da abordagem dos temas morte e morrer no processo de formação, assim como se o aluno consegue diferenciar e definir morte e morrer, além de analisar como a formação acadêmica aborda o processo de enfrentamento à morte e também avaliar quais são os sentimentos dos acadêmicos perante esses temas. A metodologia utilizada foi à pesquisa de campo exploratória com caráter descritivo, quantitativo. Os resultados obtidos no estudo demonstram que os participantes possuem dificuldades em diferenciar e definir os termos estudados, além de que a grande maioria não se sentem preparados para enfrentar na prática este fenômeno que ainda é considerado tabu, a partir do prisma dos participantes fica perceptível que a formação não é muito clara no que tange os assuntos morte e morrer, além de que grande parte não se sentem preparados para lidar com seus próprios sentimentos diante de situações pertinentes aos temas | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Morte | pt_BR |
dc.subject | Morrer | pt_BR |
dc.subject | Formação em psicologia | pt_BR |
dc.title | O ACADÊMICO DE PSICOLOGIA, A MORTE E O MORRER: A RELEVÂNCIA DOS TEMAS NA FORMAÇÃO | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Revista Científica FAEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARNICHELI et al..pdf | 465.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.