Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARNICHELI, ELAINE KEZEN R. NOGUEIRA
dc.contributor.authorCASARIN, ROBERSON G.
dc.creatorCARNICHELI, ELAINE KEZEN R. NOGUEIRA-
dc.creatorCASARIN, ROBERSON G.-
dc.date.accessioned2018-05-04T18:35:35Z-
dc.date.available2018-05-04T18:35:35Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1631-
dc.descriptionPsicóloga graduada pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA. Pesquisadora participante. E-mail: kezenalany@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6325-9752; 2 Psicólogo. Doutor em Saúde. Professor da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA. Pesquisador responsável. E-mail: rgcasarin@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2732-780X.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca compreender se a formação acadêmica do curso de graduação em psicologia está oferecendo aos estudantes um aprendizado adequado referente o enfrentamento da morte e do morrer. Os acadêmicos estão preparados para lidar com seus sentimentos relacionados à morte? Como a formação acadêmica está auxiliando nesse processo de compreensão? E de que maneira lidar com essa problemática que é tão pouco abordada nos cursos superiores de saúde mental? Os objetivos eram compreender a concepção dos acadêmicos de Psicologia acerca da relevância da abordagem dos temas morte e morrer no processo de formação, assim como se o aluno consegue diferenciar e definir morte e morrer, além de analisar como a formação acadêmica aborda o processo de enfrentamento à morte e também avaliar quais são os sentimentos dos acadêmicos perante esses temas. A metodologia utilizada foi à pesquisa de campo exploratória com caráter descritivo, quantitativo. Os resultados obtidos no estudo demonstram que os participantes possuem dificuldades em diferenciar e definir os termos estudados, além de que a grande maioria não se sentem preparados para enfrentar na prática este fenômeno que ainda é considerado tabu, a partir do prisma dos participantes fica perceptível que a formação não é muito clara no que tange os assuntos morte e morrer, além de que grande parte não se sentem preparados para lidar com seus próprios sentimentos diante de situações pertinentes aos temaspt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectMorrerpt_BR
dc.subjectFormação em psicologiapt_BR
dc.titleO ACADÊMICO DE PSICOLOGIA, A MORTE E O MORRER: A RELEVÂNCIA DOS TEMAS NA FORMAÇÃOpt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/articlept_BR
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARNICHELI et al..pdf465.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.