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dc.contributor.authorDUARTE, SAMUEL CORREA
dc.contributor.authorGOMES, DHIOGO REZENDE
dc.creatorDUARTE, SAMUEL CORREA-
dc.creatorGOMES, DHIOGO REZENDE-
dc.date.accessioned2018-05-04T18:50:32Z-
dc.date.available2018-05-04T18:50:32Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1634-
dc.descriptionBacharel em Sociologia e Mestre em Ciência Politica pela UFMG, Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela PUC Goiás, Doutorando em Sociologia pela UECE, docente do quadro efetivo do curso de Pedagogia UFT Campus Arraias. E-mail: samuelcorrea@uft.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3169-3383; 2 Licenciado em História pela UPE e Mestre em Ensino de História pela UFT, docente do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA - Campus Grajaú. E-mail: dhiogo.gomes@ifma.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3221-6415.pt_BR
dc.description.abstractO presente ensaio procura traçar reflexões a partir da constatação da emergência da razão instrumental como fundamento da ciência moderna. O diagnóstico de Max Weber é que a ciência entendida como técnica tende a inverter a lógica da relação homem-conhecimento produzindo um mundo “administrado”. Ainda no campo da ciência positiva, mas buscando descentrar o sujeito cognoscente a partir do pensamento eurocêntrico, discutimos o esforço de Pierre Bourdieu e análise disposicional de Bernard Lahire para deslocar o olhar científico para a perspectiva do ator social. A seguir, atravessando o Atlântico a convite de Boaventura Sousa Santos, recuperamos a contribuição da CEPAL para entender o mundo visto do lado de cá da linha abissal. Enfim nos reportamos às contribuição de autores como Achilles Mbembe e Walter Mignolo para dialogar sobre a necessidade de (re)pensar a (pós)modernidade e seu duplo designado pelo termo (pós)colonialidade. Espera-se com isso identificar novos horizontes epistemológicos que se desenham para a pesquisa ao “sul do Equador”.pt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectRazão instrumentalpt_BR
dc.subjectPós-moderno.pt_BR
dc.subjectPós-colonial.pt_BR
dc.titleENSAIO SOBRE A CIÊNCIA NA TRANSITIVIDADE DA LINHA ABISSAL: DA CRÍTICA SOCIAL AO PENSAMENTO PÓS-COLONIALpt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/articlept_BR
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