Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1698
Título: Poluição sonora e a defesa ambiental: acústica para os agentes jurídico-políticos envolvidos na organização urbana
Autor(es): Barros, Marcelo Paes
Palavras-chave: Gestão Urbana
Políticas Públicas
Propagação do Som
Riscos
Conforto Acústico
Data do documento: 2011
Resumo: Inicialmente tratado como um mero problema de desconforto acústico, o ruído passou a constituir um dos principais problemas ambientais dos espaços urbanos. Poucas vezes relacionado às áreas da segurança e da saúde públicas, a ausência de uma política de combate efetivo a poluição sonora tem como resultado um aumento de gastos por parte do poder público para a resolução de conflitos sociais, com internações e remédios. Atuando e promovendo o bemestar da população, os agentes responsáveis pela defesa ambiental devem entender que a questão acústica das cidades vai muito além da intensidade sonora, passando também pela altura e por outros fenômenos como a ressonância e a reverberação dos sons. O artigo discute o agente físico som, no aspecto da poluição sonora, visando contribuir com a atuação de agentes jurídicopolíticos, representantes de entidades e movimentos sociais ou de qualquer cidadão envolvidos na defesa ambiental e na organização urbana.
Descrição: 1.Graduação em Física e Engenharia Civil, Mestrado em Física Ambiental, Doutorando em Física Ambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1698
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Paes Barros_TCC.pdf687.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.