Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCÓRDULA, EDUARDO BELTRÃO DE LUCENA
dc.creatorCÓRDULA, EDUARDO BELTRÃO DE LUCENA-
dc.date.accessioned2018-05-10T01:45:29Z-
dc.date.available2018-05-10T01:45:29Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1742-
dc.description1. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPB), Especialista em Educação (IESP); Licenciado em Biologia (UFPB); Pesquisador do GEPEA-GEPEC (UFPB) e diretor de EA da Secretaria de Meio Ambiente/Cabedelo-PB.pt_BR
dc.description.abstractAs escolas públicas na atualidade enfrentam dentro do seu ambiente de ensino-aprendizagem inúmeros problemas, com destaque para os de cunho socioambiental (depredação, desrespeito, violência, distúrbios sonoros, etc.), que são externalizados pelo alunado após absorverem comportamentos, valores e pensamentos negativos que são oriundos das interelações nas suas comunidades, que por sua vez, refletem sobre eles problemas que recorrem na sociedade contemporânea e que estão longe ainda de encontrar soluções (sociais, econômicos, trabalhistas, saúde, moradia, segurança etc.). É na escola e na sala de aula, que os transtornos e fenômenos negativos e que são contrários ao bem-estar e qualidade de vida emergem, tornando o momento fértil para trabalhar de forma interdisciplinar, na reversão deste quadro. A presente pesquisa empírica teve cunho Qualitativo, com utilização dos métodos de Observação Participante Direta e o Lúdico, para propiciar momentos de sensibilização e reflexão crítica sobre atitudes e valores dos educandos na escola, que foram avaliados qualitativamente através de Entrevistas Não Diretivas e que revelaram que os atores envolvidos foram sensibilizados ocorrendo transformações nas suas vidas e reversão da problemática encontrada. Conclui-se que estas mudanças são necessárias para proporcionar a formação de cidadãos críticos e reflexivos na escola, com ação multiplicadora na família e na comunidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE (FAEMA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectAção Lúdicapt_BR
dc.subjectDinâmicas de Grupopt_BR
dc.subjectSensibilização Socioambientalpt_BR
dc.titleDINÂMICA DA ECOSENSIBILIZAÇÃO NA SALA DE AULApt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/articlept_BR
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BELTRÃO DE LUCENA CÓRDULA, Eduardo. DINÂMICA DA ECOSENSIBILIZAÇÃO NA SALA DE AULA..pdf450.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.