Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1742
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CÓRDULA, EDUARDO BELTRÃO DE LUCENA | |
dc.creator | CÓRDULA, EDUARDO BELTRÃO DE LUCENA | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T01:45:29Z | - |
dc.date.available | 2018-05-10T01:45:29Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1742 | - |
dc.description | 1. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPB), Especialista em Educação (IESP); Licenciado em Biologia (UFPB); Pesquisador do GEPEA-GEPEC (UFPB) e diretor de EA da Secretaria de Meio Ambiente/Cabedelo-PB. | pt_BR |
dc.description.abstract | As escolas públicas na atualidade enfrentam dentro do seu ambiente de ensino-aprendizagem inúmeros problemas, com destaque para os de cunho socioambiental (depredação, desrespeito, violência, distúrbios sonoros, etc.), que são externalizados pelo alunado após absorverem comportamentos, valores e pensamentos negativos que são oriundos das interelações nas suas comunidades, que por sua vez, refletem sobre eles problemas que recorrem na sociedade contemporânea e que estão longe ainda de encontrar soluções (sociais, econômicos, trabalhistas, saúde, moradia, segurança etc.). É na escola e na sala de aula, que os transtornos e fenômenos negativos e que são contrários ao bem-estar e qualidade de vida emergem, tornando o momento fértil para trabalhar de forma interdisciplinar, na reversão deste quadro. A presente pesquisa empírica teve cunho Qualitativo, com utilização dos métodos de Observação Participante Direta e o Lúdico, para propiciar momentos de sensibilização e reflexão crítica sobre atitudes e valores dos educandos na escola, que foram avaliados qualitativamente através de Entrevistas Não Diretivas e que revelaram que os atores envolvidos foram sensibilizados ocorrendo transformações nas suas vidas e reversão da problemática encontrada. Conclui-se que estas mudanças são necessárias para proporcionar a formação de cidadãos críticos e reflexivos na escola, com ação multiplicadora na família e na comunidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE (FAEMA) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ação Lúdica | pt_BR |
dc.subject | Dinâmicas de Grupo | pt_BR |
dc.subject | Sensibilização Socioambiental | pt_BR |
dc.title | DINÂMICA DA ECOSENSIBILIZAÇÃO NA SALA DE AULA | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Revista Científica FAEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BELTRÃO DE LUCENA CÓRDULA, Eduardo. DINÂMICA DA ECOSENSIBILIZAÇÃO NA SALA DE AULA..pdf | 450.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.