Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1748
Título: MONITORAMENTO DO CICLO REPRODUTIVO DO PSEUDOPLATYSTOMA BLEEKER, 1962 (SILURIFORMES, PIMELODIDAE) NA REGIÃO DO PRAEIRINHO, ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, MATO GROSSO.
Autor(es): SANTOS, THAÍS DOS
OLIVEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA DE
Palavras-chave: Pseudoplatystoma
Ciclo reprodutivo
Maturação
Gônadas
Data do documento: 2013
Resumo: No presente trabalho foi analisado o ciclo reprodutivo de duas espécies de interesse comercial, Pseudoplatystoma reticulatum (Cachara) e Pseudoplatystoma corruscans (Pintado) no período de abril de 2007 a Março de 2008, na região do Praeirinho, zona urbana do município de Cuiabá/MT, (Latitude à 15º37’56’’S e Longitude à 56º04’38’’O). Este trabalho teve como objetivo analisar a estrutura populacional e reprodutiva do Pseudoplatystoma. Essas duas espécies apresentam características migratórias no período de reprodução. Seu período reprodutivo é relativamente curto, compreendendo os meses de chuva. Ao todo foram coletados 281 exemplares entre as duas espécies, com um maior número de captura de Pseudoplatystoma corruscans, os indivíduos foram coletados pelos pescadores moradores na região do Praeirinho, zona urbana de Cuiabá. Realizou-se o acompanhamento dos estágios de maturação das gônadas dos indivíduos de ambas as espécies, para isso foram analisadas as gônadas de 53 fêmeas e 52 machos de Pseudoplatystoma reticulatum, e 94 fêmeas e 82 machos de Pseudoplatystoma corruscans. Foram adotadas as análises de cinco estágios de maturação que são: Imaturo, Repouso, em Maturação, Maduro e Esgotado. Foram analisadas também a proporção sexual em relação aos meses de estudo, por classe de Comprimento padrão (CP), e a relação peso total- comprimento padrão. Através dos resultados obtidos neste estudo foi possível observar que o período reprodutivo de ambas as espécies coletadas no Praeirinho é de setembro a fevereiro, coincidindo com o aumento da precipitação pluviométrica, sendo que em dezembro e janeiro sua atividade reprodutiva é mais intensa.
Descrição: 1. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas no Centro Universitário de Várzea Grande. 2. Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Departamento de Botânica e Ecologia.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1748
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.