Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1769
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ALMEIDA, LETÍCIA RANI PIMENTA | |
dc.contributor.author | FERREIRA, LEOPOLDINA VEIGA GUIMARÃES | |
dc.contributor.author | ZAMARCHI, PÂMELA FERNANDA | |
dc.contributor.author | ALVES, DÉBORA RAMOS DE MORAIS | |
dc.contributor.author | XAVIER, RODRIGO NUNES | |
dc.contributor.author | BONI, ESTHER PAULLA PESSOA | |
dc.creator | ALMEIDA, LETÍCIA RANI PIMENTA | - |
dc.creator | FERREIRA, LEOPOLDINA VEIGA GUIMARÃES | - |
dc.creator | ZAMARCHI, PÂMELA FERNANDA | - |
dc.creator | ALVES, DÉBORA RAMOS DE MORAIS | - |
dc.creator | XAVIER, RODRIGO NUNES | - |
dc.creator | BONI, ESTHER PAULLA PESSOA | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T17:50:48Z | - |
dc.date.available | 2018-05-10T17:50:48Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1769 | - |
dc.description | 1 Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA); leticiarani_@hotmail.com. 2 Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 3 Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 4 Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 5 Universidade de São Paulo (USP). 6 Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) | pt_BR |
dc.description.abstract | Os comportamentos antissociais apresentados por crianças são responsáveis por grande parte das indicações a serviços de psiquiatria infantil. Diante de tudo isso, a quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) propõe categorias diagnósticas que representem essa problemática, que são: o transtorno desafiador opositivo (TDO) e o transtorno de conduta (TC). Diversos autores em psicologia afirmam que um ambiente desestruturado e práticas parentais falhas são críticos para essa problemática. A análise funcional, ferramenta comportamental para se avaliar a relação do comportamento com variáveis ambientais, poderia ser útil para a avaliação dos efeitos de ambientes parentais desestruturados sobre os comportamentos disruptivos. Porém, constatou-se por meio de buscas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a escassez de trabalhos brasileiros com este objetivo. Dessa forma, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma avaliação funcional em um estudo de caso. Foram utilizados o documentário “A Ira de Um Anjo” que conta a história de Beth, uma menina vítima de abusos e um modelo para o desenvolvimento de análises funcionais clínicas. O documentário foi assistido e transcrito, de forma que foram identificados os comportamentos apresentados por Beth relacionados aos critérios do DSM para o TDO e o TC. Foram hipotetizadas funções para os comportamentos, como o reforçamento positivo, a generalização de estímulos e o contracontrole. Conclui-se dessa forma que este caso contribui para as especulações teóricas de que crescer em um ambiente desestruturado se mostra determinante para os problemas de conduta, explicitando dessa forma a relevância da avaliação funcional no processo de intervenção. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE (FAEMA) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Transtorno Desafiador e Opositivo | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Conduta | pt_BR |
dc.subject | Análise Funcional. | pt_BR |
dc.title | ANÁLISE FUNCIONAL EM UM ESTUDO DE CASO DE TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO E TRANSTORNO DE CONDUTA | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Revista Científica FAEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIMENTA ALMEIDA, Letícia Rani et al. ANÁLISE FUNCIONAL EM UM ESTUDO DE CASO DE TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO E TRANSTORNO DE CONDUTA..pdf | 396.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.